Como viajar com animais de estimação

Como viajar com animais de estimação

Se você pretende viajar e quer levar seu pet junto para aproveitar as férias, saiba que essa pode ser uma tarefa trabalhosa, tanto para voos, viagem de ônibus e até mesmo no seu próprio carro. Existem muitos cuidados a se tomar, esse artigo serve exatamente para orientar você nessa questão, com essas dicas de viagem com animais de estimação você vai saber como transportar seu pet em qualquer tipo de viagem. Vamos começar com o meio de transporte mais simples, mas não menos importante, seu carro. Depois falaremos de outros meios de transporte.

Viajar de carro com seu animal de estimação

Como viajar com animais de estimação

Mesmo que você vá viajar de carro, não pense que é só colocar o pet no carro e partir para estrada, você deve tomar algumas precauções, você não quer que seu bichinho suje seu carro com necessidades não é mesmo. Vamos as primeiras dicas de viagem com animais de estimação:

Alimentação do pet

Nunca alimente seu pet quatro horas antes de viajar, o sistema digestivo do animal funciona como um relógio e se você fizer isso provavelmente ele fará necessidades no carro, opte por alimentá-lo seis horas antes da viagem.

Documentação do animal

Leve sempre o atestado de trânsito do seu pet, você consegue um com qualquer veterinário, além disso, leve a carteira de vacinação do animal, qualquer lugar que você se hospedar, que seja permitido animais, será preciso que você mostre a carteira de vacinação para que seu pet entre sem problemas.

Pare de vez em quando

Viajar é cansativo para nós e para os animais também. É sempre aconselhável parar de vez em quando para que seu animal de estimação saia um pouco do carro e faça alguma eventual necessidade.

Leve brinquedos para o animal

Os animais, principalmente cães, podem ficar inquietos se não se distraírem, lembre-se de levar os brinquedos do bichinho junto para que ele possa se distrair durante a viagem. Agora você já sabe o que fazer com seu pet no carro, vamos falar um pouco do transporte no ônibus.

Viajar de ônibus com seu pet

Como viajar com animais de estimação

Ao levar seu pet para viajar de ônibus, algumas das regras anteriores também se aplicam, como levar brinquedos e a alimentação do bichinho, mas o mais importante é ficar atento as regras de transporte para que você possa viajar com seu animal de estimação tranquilamente. Viajar com pets pode ser um pouco burocrático e as regras podem variar em algumas regiões, basta você se informar para que possa levar seu amiguinho com você. Algumas regras são basicamente as mesmas e você poderá conhecê-las a seguir. Vamos em duas etapas, cães e gatos, e depois outros animais, como coelhos, hamster, iguanas, pássaros, etc…

Viajar com cães e gatos

Para viajar com cães e gatos, as regras são muito simples. Primeiramente você deverá obter um atestado de saúde do seu animal de estimação, e esse atestado deve ser emitido no máximo quinze dias antes da viagem, além desse documento, você deverá pagar uma passagem extra para que seu pet seja acomodado ao seu lado dentro de uma caixa própria para transportes de animais. Além dessas regras informe-se também sobre o tamanho permitido pelas empresas rodoviárias, algumas permitem apenas o transporte de animais de pequeno porte, então para que você não se aborreça verifique antes se o seu pet atende os requisitos estipulados por cada empresa.

Viajar com outros animais

Se você vai levar com você animais como coelhos, hamster, iguanas, pássaros, etc…, você deve ter um guia de trânsito, conhecido pela sigla GTA (Guia de Trânsito Animal), esse guia deve ser preenchido por um veterinário autorizado pelo Ministério da Agricultura, com esse documento você estará habilitado a transportar seu animal dentro do ônibus, se você possuir algum animal silvestre você deve obter também uma autorização do IBAMA para poder viajar com seu pet. Lembre-se sempre de verificar com a empresa de transporte se o seu animal poderá embarcar, para que não haja problemas na hora do embarque. Agora você já sabe como viajar com seu animal de estimação dentro do ônibus, falaremos então do transporte de animais dentro de aviões.

Viajar com animais de estimação no avião

Como viajar com animais de estimação

Mais uma vez, algumas das regras anteriores se aplicam aqui, vamos recapitular:

  • Não alimente seu bichinho quatro horas antes da viagem
  • Obtenha o atestado de saúde do animal com seu veterinário se for cão ou gato
  • Se não for cão ou gato você deve obter a GTA (Guia de Trânsito Animal)
  • Se o animal for silvestre também deverá obter autorização do IBAMA
  • O animal deve ser transportado em uma caixa especifica para transporte de animais

As regras para transporte de animais de estimação depende da companhia aérea que você irá viajar, por isso informe-se antes do embarque, a Gol, por exemplo, permite apenas animais de pequeno porte com até quatro meses, além disso, pode embarcar apenas quatro animais por voo e a caixa de transporte não pode ultrapassar os dez quilos, outras companhias possuem regras diferentes, então verifique na companhia aérea desejada quais são os critérios para transporte de animais. Saiba que se você não puder embarcar com seu animal de estimação na cabine, ele poderá viajar no compartimento de cargas também, verifique as regras para esse tipo de transporte. Alguns cuidados necessários para que você não tenha imprevistos na hora de viajar com seu animal de estimação devem ser tomados. Veja na lista a seguir o que fazer para que você viaje tranquilamente com seu animalzinho.

  1. Verifique a disponibilidade de voo com antecedência.
  2. Informe-se sobre as regras de transporte de animais em voos
  3. Verifique se o seu animal de estimação foi vacinado
  4. Separe todos os documentos necessários antes do embarque
  5. Chegue com antecedência no aeroporto

Além desses cuidados, lembre-se de deixar a caixa de transporte limpa e que seu pet esteja de banho tomado, coloque uma almofada para seu pet dormir. Se o seu pet for hiperativo, existem muitos calmantes para animais, em lojas especializadas informe-se sobre o ideal para dar ao seu animal de estimação.

Conclusão

Se você não sabia como proceder para levar seu animalzinho de estimação para viajar, com certeza essas dicas de viagem vão ajudar você, agora você pode visitar Maragogi com seu animalzinho de estimação e aproveitar um dos melhores pontos turísticos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *