Maragogi

Maragogi é um município do litoral norte de Alagoas, está localizada no centro da costa dos corais e fica, praticamente, na metade do caminho entre Maceió e Recife, capitais dos estados de Alagoas e Pernambuco, respectivamente.

Maragogi está localizado há exatos 135 km do Aeroporto de Maceió e 125 km do Aeroporto de Recife.

Maragogi tem cerca de 33 mil habitantes, possui uma área de unidade territorial de 334,385 km² e é formada pela sede e mais 3 distritos, que são: São Bento, Barra Grande e Peroba.

A economia da cidade é baseada no turismo e o PIB per capita é de R$ 21.875,76 (2020), segundo dados do IBGE.

A cidade é rica em beleza natural, com suas lindas praias de águas claras, com uma temperatura muito agradável para o banho.

Falando em Maragogi e beleza natural, não podemos esquecer as piscinas naturais, que é uma parada obrigatória para quem vem conhecer a cidade. Com certeza, você irá gostar de conhecer.

Antes de fazer o passeio as piscinas naturais, verifique a tábua de marés, pois, só é possível o passeio com a maré baixa.

Atualmente, o número de pessoas que vão às piscinas naturais é limitado. Portanto, é aconselhável agendar um dia antes o passeio.

Piscinas naturais de Maragogi
Piscinas naturais de Maragogi

 

Além das piscinas naturais, Maragogi tem um passeio que também faz parte do roteiro de quem vem conhecer a cidade. Estou falando do passeio de Buggy.

Neste passeio você irá conhecer as praias da cidade, que são lindas. É um dos passeios recomendados.

Maragogi é perfeito para quem quer descansar e curtir uma bela paisagem natural.

O clima é perfeito para o descanso e para aproveitar com tranquilidade as belezas que a cidade tem.

Para quem gosta de curtir um pouco mais, a orla da cidade tem vários bares e restaurantes, alguns com música ao vivo, para quem gosta de mais agitação, também tem boate. Enfim, há diversas maneiras de aproveitar este paraíso, considerado o Caribe Brasileiro.

Na cidade há vários tipos de hostel, pousadas, hotéis e resorts, com tamanhos e preços para todos os gostos.




Conheça um pouco da história de Maragogi

Gamela, Vila Isabel (em 1875, lei provincial n.º 681, de 24/04/1875) e, por último, Maragogi (em 1892, lei estadual n.º 15, de 16/05/1892), este foram os nomes da cidade. O nome Maragogi, deu-se em homenagem ao rio que banha a cidade. O nome da cidade vem de Marahub-gy ou rio das Maraubas.

Durante a ocupação holandesa, Maragogi foi palco de grandes conflitos. Houve confrontos sangrentos nas áreas das atuais vilas, São Bento e Barra Grande.

Por medo dos combates, muitas pessoas fugiram para áreas mais distantes, resultando, hoje, na distribuição da população em grande parte do território da cidade.

Maragogi e a Guerra dos Cabanos

Praça dos Cabanos Maragogi
Praça dos Cabanos Maragogi

 

Guerra dos Cabanos, conhecida também como Cabanada, foi um movimento armado, que tinha como principal objetivo, no período da regência, a volta de D. Pedro I ao trono no Brasil.

A guerra iniciou-se em 1832, com Antônio Timóteo de Andrade, em Panelas de Miranda, agreste pernambucano, e João Batista de Araújo, na praia de Barra Grande, atual distrito do município de Maragogi, um ano após D. Pedro I abdicar o trono, para cuidar de um grande problema: seu filho deu um golpe em sua irmã, tomando o poder em Portugal.

Como D. Pedro II era muito jovem, era incapacitado para assumir o trono. Segundo a constituição, até que D. Pedro II tivesse a idade adequada, seria necessária uma regência trina, ou seja, políticos ocupantes de cargos públicos comandariam o Império, em espera à maioridade de D. Pedro II.

A má administração da regência, fez com que eclodissem muitas revoltas no império. Uma delas foi a Cabanada. A princípio, a revolta foi patrocinada pelos donos de terras, depois, Vicente de Paula, líder da Cabanada, rompeu alianças com os senhores-de-engenhos e a revolta se transformou em uma revolta antiescravagista. Os seguidores da Cabanada eram de origem humilde, como índios e escravos.

Em Maragogi, os locais onde tiveram mais conflitos foram Barra Grande e São Bento.
Com a morte de D. Pedro I, em 1834, os Cabanos desanimaram de enfrentar o governo. Os governadores de Alagoas e Pernambuco, com seus exércitos, os cercaram, na mata, com mais de 4000 mil homens.

A promessa seria anistiar os que se entregassem. Com essa armadilha, prenderam diversos combatentes da Cabanada. Os que ficaram, preferiram a luta e morte à escravidão.
Vicente de Paula, líder da Cabanada só foi capturado em 1850, onde foi preso e enviado para Fernando de Noronha, ficou preso lá até 1861, quando foi solto com 70 anos.

Gastronomia de Maragogi

Como em toda cidade que faz parte da costa dos corais, Maragogi tem como ponto forte em sua gastronomia, peixes e frutos do mar. Há diversos pratos com peixes e frutos do mar, que são uma delícia.

Quando se fala em gastronomia de Maragogi, não podemos esquecer os famosos bolinhos de goma, que é um doce produzido há muitos anos na cidade, especificamente em São Bento, distrito de Maragogi.

Outra deliciosa opção da gastronomia de Maragogi, são as tapiocas. Na orla da cidade, durante a noite, há alguns lugares que vendem as tapiocas. O diferencial das tapiocas é o recheio, que você pode escolher, dentre muitas opções, o melhor e deliciar-se com o sabor.

O que fazer em Maragogi

Maragogi é uma cidade pequena, mas há algumas opções diferentes para curtir o lugar.

Se você vem a Maragogi não pode deixar de fazer o famoso passeio âs piscinas naturais. Nas piscinas você tem a opção de fazer o mergulho conduzido.

Outro passeio bem recomendado, e que grande maioria dos turistas fazem, é o passeio de buggy. Neste passeio você vai conhecer as belas praias da cidade.

Visgueiro Maragogi
Visgueiro Maragogi

 

Para quem gosta de algo mais natural, como matas, tem a Trilha do Visgueiro, que é um passeio dentro de uma reserva de mata atlântica, neste passeio você vai ver de perto as belezas que a reserva tem, destaque para o Gran Visgueiro, árvore com mais de 500 anos e 22 metros de altura.

Voo de paramotor em Maragogi
Voo de paramotor em Maragogi

 

Para quem gosta de altura, tem o passeio de paramotor. Neste passeio você irá conhecer as belas praias pelo alto, é um passeio muito bom, a visão é sensacional.

Outra opção para ver as belezas de Maragogi do alto, é o passeio de helicóptero.

Noite

A noite de Maragogi tem boas opções de restaurantes e barzinhos com música ao vivo, tem boate pra quem gosta, enfim, a vida noturna na cidade é tranquila, mas tem algumas boas opções para você escolher a que mais lhe agrada.

Estando em Maragogi, você também pode conhecer outros pontos turísticos que ficam próximos, como São Miguel dos Milagres, Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas, entre outros.

Conheça Maragogi e suas belezas naturais e apaixone-se.

Sejam bem-vindos à Maragogi.




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *